quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Louvor?


Hoje em dia se torna cada vez mais gritante a diferença entre um Ministro de Louvor e um simples cantor. É triste perceber como os Ministros deixaram de lado seu real chamado pra se tornarem meros cantores, com frases feitas, jargões e citações sem sentido algum.

Mas o que é Ministrar? Em Salmo 100:2 lemos “entrai diante dele com canto”. O trabalho do Ministro nada mais é do que levar as pessoas a adorarem e louvarem a Deus. Então você me diz “ah, é só isso?” e eu respondo “Não é tão fácil como parece”. O ministro deve levar as pessoas à adoração racionalmente, apesar da Música ser algo tremendamente sensitivo. Sempre me perguntam por que eu não gosto das músicas que tocam na rádio, das músicas evangélicas da moda, e eu sempre respondo a mesma coisa: Por que quando a Música se torna banal, quando gruda ‘no sangue’, dificilmente alguém vai PENSAR no que está cantando. E qual a recomendação de Paulo em Romanos 12? “apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” e “sede transformados pela renovação do vosso entendimento”. O Evangelho e o culto RACIONAL não é SENTIR, é REFLETIR. Talvez por isso o trabalho do ministro se torne tão mais árduo: A Música em sua essência nos transporta à um nível totalmente sensitivo! A partir do momento que você, Ministro, souber usar isso à favor do entendimento, verá uma cortina saindo de seus olhos espirituais, verá uma transformação a cada acorde, a cada palavra proferida nos hinos que ministrar.

Pense muito bem na Música escolhida para sua ministração. Ela exalta a Deus, ela louva e glorifica ao Pai pelos feitos que Ele fez desde a fundação do Mundo? Ou é um hino que só pede, pede, pede? Em Hebreus fala “Portanto, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” Nós estamos confessando o nome de Deus lhe entregando o verdadeiro louvor, ou estamos usando a Música como mais uma forma de sermos abençoados? Usemos o centro da nossa fala e façamos os demais a usarem para louvor e glorificação do Nome do Único digno de toda honra e toda Glória: Jesus, o Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário