quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Manual de ética Cristã - 1

[Baseado em Mateus 5]


Tendo em mente que “bem-aventurado” significa feliz, vemos que Jesus, muito além de um manual de ética cristã, estava nos dando dicas para uma vida feliz. Esse sermão nos traz uma base de qual deve ser a conduta de um cristão, e é um primeiro marco do ministério de Jesus na Terra.

Em Mateus 5 Jesus nos dá um alerta sobre nossas atitudes enquanto cristãos. Devemos ser Sal e Luz. Ele nos fala que para sermos diferença, para salgarmos, esse sal deve estar PURO: “se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor?” (v 13). Assim como a Luz, que simboliza pureza e revelação divina deve “alumiar a todos que se encontram na casa” ( v 15), para a Glória de Deus.

Além de nos deixar um discurso edificante, Jesus nos deixa bem claro que o papel dele em vida não seria destruir a lei e os profetas, mas sim cumpri-la ( 5: 17). Ele se importa em mostrar que as coisas que fazemos em pensamento têm tanta importância quanto as nossas ações. O pecado já é cometido quando o maquinamos em nossas mentes. Jesus vai além do “não matarás”, ele deixa claro que já no fato de “irar-se ou insultar o seu próximo” (5:22) podemos ser rés em juízo e sermos “condenados ao inferno de fogo” (5: 22b). Ele não só condena este ato, ele nos mostra como agirmos quando tivermos alguma ofensa e mesmo quando alguém tem alguma ofensa conosco (5: 23-26). Enquanto a Lei diz “não adulterarás”, Jesus nos adverte que “qualquer que olhar uma mulher com intenção impura no coração, já adulterou com ela” (5: 28). Ele mostra o valor de uma boa conduta e de bons pensamentos: Valem mais que qualquer parte do corpo que venha escandalizar o próximo ( 5: 29 e 30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário