sexta-feira, 30 de julho de 2010

Avivamento e amor

O agir de Deus sobre nossas vidas depende diretamente do que aprendemos sobre Ele, como configuramos nosso relacionamento com o Pai. Nosso conhecimento sobre Deus não pode ser baseado somente pelo conhecimento teórico que temos sobre Religião. Geralmente, nosso crescimento espiritual é baseado na forma como cada denominação nos apresenta Deus. Por isso os pentecostais, por exemplo, na maioria se preocupem muito mais com as manifestações do Espírito Santo do que com cura interior, Santificação etc.
Avivamento é muito mais que manifestações dos dons do Espírito Santo. Jesus mesmo, estando entre nós, não se preocupou demais com maravilhas e sinais grandiosos, mas acima de tudo, pregou o Amor. Podemos ver isto em Mateus 22: 36-40, quando os fariseus indagam Cristo sobre qual seria o maior mandamento da Lei e ele responde "amarás o Senhor teu Deus, de todo coração e de toda sua alma, e de todo seu pensamento (...) Amarás a teu próximo como a ti mesmo." Ele nos mostra o poder que o amor tem de mudar as pessoas, de as tornar melhores, de nos afastar do pecado. Ele se sacrificou por amor a nós (Jo 15: 13).
Paulo também, se preocupava muito mais com a santidade da Igreja ( Hebreus 12: 14 diz "Segui a paz com todos e a Santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor"), do que com a externalização dos dons.
As manifestações do Espírito Santo são consequências de uma vida santa e cheia de amor. "E nisto conhecerão que sois meus discipulos: pelo amor que tendes uns com os outros" (Jo 13: 35) Neste versículo constatamos uma verdade pouco pensada, talvez: O amor vai muito além de SENTIRMOS algo. O amor é uma ATITUDE. O amor de Deus se traduz em ações a nosso favor ( Jo 3: 16). Praticamos o amor quando fazemos por alguém o esforço que faríamos por nós mesmos. E este tipo de amor não é fácil de se praticar! Por isso quando alguém vê esse tipo de amor manifestado percebe logo que a fonte dele só pode ser sobrenatural.
No final, você pode pensar: "Mas como amar verdadeiramente?" Romanos 12: 9-21 nos mostra o caminho das pedras:
" O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. (...) Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram. (...) A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. "

Pratiquemos o amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário